MINISTRA DA CULTURA E TURISMO DIRIGIU CERIMÓNIA DE RETOMA DO VOO JOANESBURGO-VILANKULO

Moçambique participou na 66ª Sessão da Comissão para África da Organização Mundial do Turismo (CAF/UNWTO), na República das Maurícias, evento que teve lugar de 26 a 28 de Julho, com uma representação chefiada pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.
O fórum que decorreu sob o lema “Repensar o Turismo para África – promover o investimento e a parceria no turismo para o desenvolvimento económico”, tinha como objectivos a nomeação de estados membros africanos, que farão parte do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo para o período 2023-2027.
Nesta senda, a Presidência da CAF/UNWTO, para região da SADC, saiu mais fortificada e representada. Para seis assentos foram eleitos por votação três estados membros da SADC, nomeadamente, República da Namíbia, República Unida da Tanzânia e a República Democrática do Congo.
No evento, foram igualmente eleitos a República do Ruanda, República Federal da Nigéria e a República do Gana.
Para a Presidência da CAF/UNWTO foi eleita, por consenso, a República das Maurícias.
Intervindo na reunião, Eldevina Materula partilhou a experiência de Moçambique no que concerne as medidas adoptadas para a rápida recuperação do sector, com enfoque na aprovação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica, Medida 13, que acenta a revisão do regime geral de vistos de entrada no País, onde se destaca a inseção de vistos para 29 países, o que contribuiu para o aumento do número de chegadas a Moçambique.
Materula falou ainda da lei do investimento, que prevê os mesmos direitos para os investidores nacionais e estrangeiros, de modo a atrair mais investimentos para o sector.
À margem da participação, neste fórum, a ministra, manteve encontros de trabalho com investidores interessados em investir em Moçambique, bem como encontros bilaterais com os seus homólogos.
Importa referenciar que Moçambique foi eleito Membro do Conselho Executivo para o período 2021-2025, na 64ª Sessão da CAF/UNWTO, que teve lugar em Cabo Verde, em 2021.